Por que a solanina e perigosa na batata?

Por que a solanina é perigosa na batata?

Mas na maioria dos sites relacionados com segurança alimentar em que pesquisei, o texto era sempre o mesmo: “A Solanina é um alcalóide naturalmente presente na batata, cujo teor aumenta quando as batatas ficam expostas à luz e adquirem uma cor esverdeada. Este tóxico não é destruído pela cozedura e pode ser letal.”

Quais são os sintomas da solanina?

Os sintomas incluem náusea, diarreia, vômito, dores de estômago, queimação da boca, arritmia do coração, dor de cabeça e vertigem, entre outros. Doses acima de 2mg a 5 mg por quilo corporal são fatais. Mas tudo isso é evitado apenas pelo cozimento da batata em alta temperatura (acima de 170º), que destrói a solanina.

Quais os sintomas da intoxicação por solanina?

A intoxicação por solanina provoca principalmente desordens do foro gastro-intestinal e neurológico, os sintomas incluem náuseas, diarreia, vómitos, cólicas, fadiga, ardor na garganta, dor de cabeça e vertigens, em alguns casos ocorre alucinações, perda de sensibilidade, paralisia, febre, icterícia, pupilas dilatadas e hipotermia.

Como a solanina é tóxica para o organismo humano?

A solanina é tóxica para o organismo humano e não é destruída por processos como cozimento. Os principais sintomas de sua ingestão são diarreias, vômitos e outros problemas gastrointestinais. Em geral, humanos parecem ser mais sensíveis à intoxicação por glicoalcaloides do que outros animais.